Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018



A Patrícia Hearst
do PS/Madeira





Gil Canha

No dia que o inarrável Emanuel Câmara ganhou a liderança do PS/Madeira fiquei fascinado ao ver na televisão as faces felizes e lambareiras dos cafofianos vitoriosos, e tenho a certeza de que se o famoso criminologista italiano Cesare Lombroso fosse vivo, mediria estes sumarentos crânios com afeição e observaria com inegável curiosidade estas toscas fisionomias, que décadas mais tarde, do outro lado do Adriático, o realizador Emir Kusturica passaria para a tela, mostrando ao Mundo como são belos e patuscos os membros da etnia cigana da fronteira servo-romena. 
E ao observarmos o burlesco cenário destes novos agentes políticos da região, perguntamos:  - São estes os estarolas que pretendem governar a Madeira? 

Claro que sim! Se a viloada papou nestes últimos 40 anos com o regime mais grotesco e cómico da história da nossa ilha, porque razão não há-de “comer” com os estroinas cafofianos.  Aliás, se analisarem bem as biografias destes cavalheiros, verão que a maioria deles foi colaboracionista do regime Jardinista, até com mais fervor que os colaboracionistas franceses do governo nazi de Vichy.  E se não colaboraram, pelo menos alguns deles andaram calados como ratos numa despensa, aguardando ansiosamente pela vinda do queijo e do chouriço.
Mas, no meio desta indescritível caterva de revolucionários de sofá e de fura-bolos, surge uma figura virginalmente imaculada, uma espécie de coluna jónica de mármore branco plantada entre hordas bárbaras do huno Átila (que não era totalmente careca pois tinha um longo rabo-de-cavalo), uma espécie de menina de bem, viajando na terceira classe, num dos porões do Titanic, uma verdadeira Patrícia Hearst sequestrada e rendida aos seus raptores do Exército Simbiótico de Libertação (SLA).
Refiro-me aqui ao sr. Bernardo Trindade, ex secretário de Estado do honestíssimo José Sócrates, e agora apoiante da companhia de circo balcânica que tomou conta do PS/Madeira.
Para quem não sabe, na América dos anos setenta, houve um acontecimento marcante que foi o rapto de Patrícia Hearst, neta do famoso magnata da comunicação social Randolfe Hearst,  por parte do SLA, um grupo de guerrilheiros de inspiração marxista. Curiosamente, a menina da mais alta sociedade californiana virou a casaca durante o cativeiro e tornou-se uma fervorosa guerrilheira inimiga do Estado Capitalista, começando a assaltar bancos à mão-armada, juntamente com os seus ex-facínoras. 
A foto de Hearst agarrada a uma metralhadora e com uma boina a imitar o Che Guevara tornou-se icónica nos E.U.A. e causou grande alvoroço no país, porque ninguém esperava ver uma menina rica, gira e prendada, aliada a um bando de trânsfugas. 
Mais tarde, o grupo foi neutralizado pela polícia, e a menina presa. Em tribunal, defendeu-se dizendo que fora vítima de uma lavagem de cérebro por parte dos seus algozes, e dessa forma livrou-se duma pesadíssima pena.  
Por agora, também vemos Bernardo Trindade, um outrora colaboracionista do status quo laranja, todo empolgado com a pandilha de fanfarrões que tomou conta do PS/Madeira, mas quando acabar esta euforia apalhaçada e a nossa “menina” se der conta de que está abandonada no meio de uma camarilha de alarves  cheios de serradura nas cabeçorras,  vai tentar reaver a sua reputação de Prima-donna, utilizando os mesmos subterfúgios que Patrícia Hearst usou em 1975, perante os jurados do tribunal da Califórnia.  

28 comentários:

Anónimo disse...

já li este artigo várias vezes, e ainda não parei de rir! Mas que análise mais fotogénica do que se passa dentro do PS/saco de gatos, era impossível de descrever com esta perfeição e lucidez! Parabéns drº Gil Canha. No meio desta tragédia pelo menos vamos rindo com este analfabetismo político que se apropriou desta tabanca.

Anónimo disse...

Foi um espectáculo deprimente e o Trindade ali a fazer o frete para se colar a um possível lugar no futuro. Deu dó ver o esforço desse sujeito.

Anónimo disse...

O que dá dó é ler as azias dos psds e de quem os aguenta. Estão mesmo aterrorizados com a alternancia que se vislumbra. Podem berrar, injuriar, difamar, desprezar, vomitar, escarrar, espernear.... Continuem assim que só dão mais força e estímulo a quem os vai afastar do governo.

Anónimo disse...

O que a política obriga. O Bernardo deve ter repulsa social por vários dos seus actuais aliados. Em 2013 dizia aos amigos do costume que mudava de cidade se um Rodrigues ou um Cafôfo fossem para presidente do Funchal. Isto é que é engolir sapos. Então o Emanuel, e os seus modos finos, devem ser um elefante a passar na goela. Aguenta Bernardo.

Anónimo disse...

O problema de certas pessoas é acharem que quem crítica é do partido oposto. Dá dó, pensar assim. Foi deprimente aos olhos de qualquer um.

Anónimo disse...

O texto descreve na perfeição este corrupto PS Madeira. Gente muito honesta, sem dúvida.

Anónimo disse...

O dr. Bernardo Trindade é uma carta folha do baralho daquela gente. Ainda hoje não percebi como é que se deixou capturar. Não havia necessidade.

Anónimo disse...

Não concordo com o Canha. Os novos dirigentes do PS são muito cultos e educados, principalmente o Avelino de Água de Pena e o elegantíssimo do Sergio Abreu.

Anónimo disse...

Estes serao bem piores que o PSD!
Mas a luta sera bem mais animada.

Anónimo disse...

Não percebo como é que uma noiva de vestido branco consegue estar no meio dum chiqueiro sem se sujar.

Anónimo disse...

Em 2019 alguém vai ser aumentado e despedido - que venha o voto nas urnas o mais rápido possível.

Anónimo disse...

Um bando de incompetentes ao serviço de lisboa

Anónimo disse...

O protegido do ex Dono Disto Tudo agora é revolucionário?

Anónimo disse...

Diz-me com quem andas que eu te direi quem és.

Anónimo disse...

O Canha não tem nada de construtivo para dizer. Nunca. É contra tudo e todos.
Tanto fantasma... Nao há nem nunca houve pachorra.

Anónimo disse...

Sinceramente, nunca esperei que o dr. Bernardo Trindade se fosse juntar a esta gente. Como é que uma pessoa elegante e educada foi alinhar com pessoas tão rudes e oportunistas que nem socialistas são!

Anónimo disse...

Gil já pensou publicar em livro essas suas crónicas? Delicioso!

Anónimo disse...

A todos os comentadores anónimos que estranham a presença da "noiva de branco" no meio do "chiqueiro" sem se sujar (adorei a analogia) não se esqueçam deste detalhe: o cavalheiro em apreço, por razões familiares e empresariais, está habituado a conviver e a partilhar férias e espaço com o clã Jaime Ramos há anos!
Digam antes: laranjas ou rosas, num chiqueiro cheiram sempre ao mesmo...

Anónimo disse...

Mas que porradão no amigo do Sócrates e do Salgado do BES. Depois de anos a andar entre os pingos da chuva, o Canha destapou-lhe a careca.

Anónimo disse...

Trabalhei em Luanda já há alguns anos atrás.
Nessa altura de guerra civil, as pessoas em Luanda não queriam que a UNITA lá chegasse.
Diziam que os que estavam, MPLA, já tinham roubado tudo, e que portanto seria mau chegarem outros com muita fome, quando já havia pouco na gamela.
Imaginem o que seria chegar ao governo estes cafofianos cheios de fome. Aí ficaríamos depenados.

Anónimo disse...

É com muita pena que vejo o Bernardo Trindade metido neste pérfido PS, neste caldo de Inferno de Dante...Não havia necessidade caríssimo Trindade. Não deveria haver nada nem ninguém a roubar-lhe a dignidade.

Anónimo disse...

Anónimo das 19:04 não se trata de azia, trata-se de tristeza, de vergonha. Ver o esforço que Trindade faz para estar ao lado de oportunistas, golpistas e incompetentes como aqueles. Mas como diz o ditado 'Junta-te a eles e serás igual a eles'. Uma pena ver Trindade naquele estado de alma. Só quem não o conhece é que poderá afirmar que ele estava confortável naquele cenário rocambolesco.

Anónimo disse...

O Trindade faz como fazia Mário Soares, quando em campanha eleitoral ía aos mercados e às peixeiras, receber beijos e abraços.
Logo de seguida ía para o hotel para tomar banho e mudar de fato.
É o que deve fazer o Trindade após estar com o Tolo do Norte mais aquela chusma.

Anónimo disse...

Este amigo dos jardinistas e falso socialista estava há muito a merecer uma lambada destas.

Anónimo disse...

Com estes e com o os PêPêdeas as Madeira está entregue à bicharada.

Edgar Silva disse...

😂😂😂😂
De tirar o chapéu🎩

Anónimo disse...

oBRIGADO SR. Canha a minha mãe ganha anos de vida a ler estas coisas. Bem haja

Anónimo disse...

Este Bernardo foi bem tirado do armário. A falsa oposição é a pior m... deste terra, fingem do contra para ma...