Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


“A árvore mais saudável do Monte”



Jacinta Raquel Nunes


A CMF acaba de publicar um relatório que encomendou sobre a árvore que caiu no Monte, matando 13 pessoas e enviando algumas dezenas para o hospital. Resumindo o que é dito no relatório "independente" ficamos com a ideia que caiu a árvore mais saudável do Monte.
O Carvalho até estava a crescer, diz-se no texto destinado a defender o professor mentiras, aliás a ajudar o Ministério Público. Com tanta vivacidade a árvore só pode ter caído por uma deslocação do solo que provocou rutura da raiz. Como nenhum dos presentes se apercebeu de um terramoto, talvez fosse um atentado. Mas a falta de explosivos obriga a teorias mais criativas. Daí surge a incrível teoria de que a música da banda e o estalo dos foguetes provocaram a suposta rutura. A música e os foguetes provocaram a queda não das várias árvores em situação frágil, amarradas, que foram alvo de denúncia de moradores e da presidente da junta, mas da árvore mais viçosa do Monte. Continua a ser um mistério. Mais vale dizerem que um Peregrino " independente", viu a mão de Deus abater a árvore. Seria mais credível, professor mentiras" 


39 comentários:

Anónimo disse...

O Cafôfo está para o ilusionismo assim como o Quim Barreiros para a culinária, são uns verdadeiros MESTRES.

Anónimo disse...

Que idiotice. O professor mentiras quanto mais se desculpa mais se enterra.

Anónimo disse...

O cremalheira trata os madeirenses como atrasados mentais.

Anónimo disse...

"O drama,a tragédia,o horror"

Anónimo disse...

É o desespero do Prof. Mentiras para fugir às responsabilidades.

Anónimo disse...

HahajajaaH tudo serve para branquear o prof mentiroso falta agora o diário notícias vir polir o relatório

Anónimo disse...

Ter estado calado e na sombra da Longa Noite Jardinista durante quase 40 anos deu frutos:
aprendeu a fugir ás responsabilidades e a ter quem lhe branqueie os actos!
Afinal, o 15 de Agosto é apenas mais uma ocorrência a juntar ao 20 de Fevereiro, em que as culpas e as responsabilidades ficam solteiras e as vítimas calam uma covardia e resignação históricas!
Fugir a inquéritos políticos, amaciar os tribunais ou contornar o Ministério Público era e é prática recorrente! Arquive-se já o processo pois ou foi a Vontade de Deus, da Senhora do Monte ou para agnósticos e ateus A Força da Natureza...
Corre sangue de escravo nas veias de povo tão submisso por isso colhe o que semeia:
somos todos culpados!

Isaac Newton, o teorizador da Lei da Gravidade

Anónimo disse...

Querem ver que o Diário ainda vai descobrir que o Cafofo afinal não era ainda presidente da Câmara quando aconteceu a tragédia do Monte!

Anónimo disse...

Com certeza que a primeira página do DN de amanhã vem a defesa do cafôfo. O DN agora é o advogado de defesa do Dr. Pepsodente.

Anónimo disse...

O comentário das 16:15 é dos mais lúcidos que escreveu-se por aqui.
Nestes dramas o protocolo bafiento dita que culpa não pode ser imputável a x, y ou z, é desígnio de uma entidade superior. E assim furta-se às responsabilidades.
Triste é ver que aspira a ser governo e teve 40 anos de ingerências e irresponsabilidade a usar os mesmos artifícios.

Anónimo disse...

Claro, depois de acontecido era evidente que ia acontecer, dizem estas alminhas!!!Algumas das quais estarão comprometidas com eventos não naturais e mais previsíveis mas que se lambuzaram especialmente nos últimos 30 anos sem o mínimo escândalo.
Todas as árvores, pedras, ondas, rajadas de vento,ondas de calor, etc, deviam ser monitorizadas de forma a garantir a segurança total de cada ser humano que vivesse ou passasse pela Ilha da Madeira!!!

Anónimo disse...

A fuga do Cafofo as suas responsabilidade s começa a assumir contornos ridículos. Estas teorias que lançou nestes dias são bem apropriadas a época carnavalesca

Anónimo disse...

Como já é evidente, mais depressa as vítimas são culpabilizadas pela tragédia, do que o Paulo Cafofo.
Sendo assim, pode ao menos o Sr Cafofo activar os seguros, para que as vítimas comecem a recompor as suas vidas dentro do possível? Ou será o Prof. Mentiras assim tão cobarde e egoista?

Anónimo disse...

Mas um analista contratado pela Câmara é independente?
Não estou a duvidar da capacidade e competência do Senhor...mas quem paga... manda !
Porque não foi o Ministério Público a contratar?

Anónimo disse...

Mas porque é que as PSOAS se colocaram por debaixo da árvore?

Anónimo disse...

Mas essa da deslocação do solo é surpreendente. O Xafofo podia ter agarrado nessa e ter ido à Assembleia e ficam todos Mudos.

Anónimo disse...

É impressionante a preparação desta notícia.
Primeiro sai no DN, que as bombas provocaram ondas de choque que levaram à queda da árvore, segundo professores da UMA. Depois esta divulgação. É por estas que Cafofo e companhia merecem perder. Estão a debaratar o dinheiro dos contribuintes!

Anónimo disse...

Um insulto à memória dos que faleceram, pro inferno com esta canalha!

Anónimo disse...

Não sabem utilizar argumentos. Desta forma, é preciso acabar urgentemente com o fim de ano. Coisa tonta. Pensam que os madeirenses são anormais?

Anónimo disse...

Brevemente, num Matutino perto de si, ira sair mais uma noticia feita por Iglesias e os amigos da LPM a dizer " descoberta recente, após adjudicação de 1000000 de euros, empresa LPM descobre que Paulo Xafofo têm superpores e que é a encarnação de Madre teresa e do Zadinga" hihi

Anónimo disse...

O relatório pago pela Câmara alega que a árvore era a mais saudável do Monte. Mas a perícia do Ministério Público tinha verificado que a árvore estava doente há 3 anos

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/24231/Arvore_do_Monte_que_caiu_estava_doente_ha_tres_anos

Anónimo disse...

Calma, a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima. Pode é não ser a conveniente, mas será a verdade. Hoje em dia a peritagem alcança muita coisa. Calma, não julguem, para não serem julgados.

Anónimo disse...

Peritos do ministério público dizem que a árvore estava doente há três anos.
Perito da câmara diz que não,estava sã. Quem tem razão? Claro que o da câmara, então, brinca-se ou quê?
Agora diz o comandante bombeiros do Funchal que não havia plano emergência no arraial.
De quem é a culpa? Porque não impediu a proteção civil municipal a realização do evento uma vez que segundo eles não estavam cumpridas as normas de segurança?
Onde andavam os bombeiros da câmara que todos os anos costumam lá estar? Não havia dinheiro? Nada de evento, segurança em primeiro lugar.
Então para fazer uma queimadinha é preciso uma licença e burocracias e para um evento desta envergadura fecha-se os olhos á segurança? Dava jeito politicamente?
Porque não bateram o pé aos organizadores do evento?
Estragar a ida de Cafofo ao monte em plena campanha era politicamente arriscado?
Será que a campanha eleitoral é mais importante que as 13 vidas perdidas? As famílias destruídas? E agora? Cafofo ganhou um tacho... perdemos familiares,amigos,conhecidos,VIDAS HUMANAS.
Esperaram que a coisa corresse bem,umas bebedeiras,umas escaramuças que a polícia ia resolver, Cafofo aparecia mas...a coisa deu para o torto infelizmente.
Sr comandante,o sr felizmente veio ajudar.
A proteção civil municipal tinha por obrigação impedir o evento uma vez que não estavam reunidas condições de segurança independentemente do que se passou.
Tudo por um tacho.
Coitados dos que perderam a vida,dos familiares,dos feridos,dos traumas causados a muita gente que assistiu e viveu a tragédia de uma forma ou de outra.
Tudo por causa de tacho...
Se fosse em período não eleitoral fechariam os olhos a estas anomalias? Claro que não.
Neste caso não quiseram arriscar ser os maus da fita,impedir as festas do Monte,de aparecer em vésperas de eleições num evento que mobiliza milhares de pessoas.
Mas, e se estivessem meios de segurança no monte isto podia ter sido evitado? NÃO.
Podia ser minimizado, minimamente mas podia.
A consciência de certas pessoas estariam hoje mais leve disso não tenho dúvidas.






Anónimo disse...

Cadeia com estes peritos de meia tigela, inacreditável concluir algo semelhante, so para enganar o povo, e preciso ter descaramento. Só faltava ser a CMF a pagar esta heresia. Prisão preventiva para esta escumalha

Anónimo disse...

UMA VERGONHA!

Anónimo disse...

E o Xafofo deu uma entrevista para sair no Domingo na TSF Lisboa
LPM a trabalhar...ora

Anónimo disse...

Claro que o carvalho estava saudavel e o platano ? Nao tera sido um platano ao cair que partiu o carvalho ? Mas pronto o perito so foi convocado pra aferir da saude do carvalho.

Anónimo disse...

Enganar o povo é querer tirar dividendos políticos às cegas.Fazer demagogia sem respeito por nada e sobretudo por quem morreu e suas famílias, é muito grave. Investigar tudo é bom.

Anónimo disse...

Se o assunto não fosse demasiado sério, até daria para rir com as conclusões deste estudo. Básicas, sem fundamentação científica.
Coisa demasiado primária.

Anónimo disse...

Para uns uma árvore saudável,para outros doente á três anos. Quem tem razão?
Qual das partes está a falhar?
Em anos anteriores segundo o comandante dos bombeiros havia plano emergência, diz até que colocou estrategicamente meios desde o livramento até á parte norte do Largo da fonte.hoje diz que só se justificaria esse dispositivo de houvesse condições adversas.
Um festa ou um evento desta envergadura não justifica meios de socorro? a proteção civil municipal contrata a polícia e descura os meios de socorro?
Aqui não houve uma falha da proteção civil municipal ao autorizar este arraial sem que estivessem reunidas as condições para tal?
Condições adversas? Chuva? Ventos?
Milhares de pessoas num recinto não são propícias a condições adversas? A determinados acidentes?
Doenças repentinas?
Se o ou os promotores do evento avançaram para o evento porque razão proteção civil permitiu?
Alguém me explica como isto funciona ou estou correto no meu raciocínio e aqui há mais uma falha da câmara.

Anónimo disse...

É um fenómeno único no mundo. No meio de árvores doentes e amarradas cai a árvore mais saudável. Cafôfo ascende à categoria de um Moisés ou de um Jesus Cristo. Para quando caminhar sobre as águas

Anónimo disse...

O que a Jacinta diz é que a verdade? Podia lá ser assim. Investigar tudo, sim senhor. Com gente que percebe de árvores, troncos, raízes, impactos disto e daquilo e sei lá que mais. Ver tudo.Sem investigar tudo, não se sabe.Valha-me Santa Jacinta de Fátima!

SIA disse...

Para 40 mil Euros (?) que a CMF pagou a um tal Pedro Cinja, bem podia fazer um relatorio melhor.

Anónimo disse...

O que foi falado do comandante dos bombeiros municipais foi que nunca houve no concelho do Funchal os planos de emergencia nas festas e outros eventos, nem os bombeiros, nem o municipio tem ou teve meios para esses planos e que cabia ao promotor da festa proceder ao plano de emergencia. Ainda falou que a nivel nacional e regional faltam leis.

Anónimo disse...

Vi nas imagens TV e fotos da desgraça um galho enorme dum plátano, alguém me pode explicar o que fazia ali aquele galho? Diz alguma coisa Cafofo engana vilões!

Anónimo disse...

pelas mentiras o PS vai se afundando

este relatório foi pago pela LPM

Anónimo disse...

Certo,o que o comandante a 17 de agosto ao DN disse foi que não existia plano de emergência mas, que mesmo assim a proteção civil municipal colocava meios de socorro nas festas do monte.verdade, todos os anos desde que me lembro sempre vi.disse até em que locais eram colocados.
Agora continua na tese de que não há planos de emergência e diz até que só se houverem condições adversas é que se justificam esses meios.
Gostava que me ilucidassem o que são condições adversas?
Ter um recinto amplo com milhares de pessoas,dezenas de barracas,bares,fogareiros,não poderão ser potencialmente condições adversas? ou para o sr essas condições são só frio,calor,vento ou chuva.
Se antes ponham porque não puseram agora?
Se era da responsabilidade do promotor ou dos promotores porque não exigiu a proteção civil municipal que lá fossem colocados?
Isto faz-me confusão.
Anos anteriores gaba-se de ter posto agora e só porque a coisa correu mal vem dizer que não há plano bla bla bla
Não havia dinheiro por parte da câmara para pagar aos bombeiros?
Ok,tudo bem mas, fosse como fosse tinha que ter,alguém tinha que assumir.
Então há dinheiro para tanta coisa não há para a segurança das pessoas? Sortearam barracas,espaços para isto e aquilo e o que fizeram ao dinheiro?
Foi para pagar os funerais?
Acho que esta situação deveria ser bem esclarecida alguém tem que ser responsabilizado por isto.

Anónimo disse...

Vergonha este Cafofo e Companhia Lda. Fazem de tudo para sair por cima e não assumir culpas nenhumas. Estes gajos são os Maduros da RAM.
Coitados dos que lá foram. Mas bem-feito para quem votou neles. Vergonhoso este caso do Monte.

Anónimo disse...

Responsabilidades não é com ele... O Cafofo é mais fotos e beijinhos...