Powered By Blogger

domingo, 12 de maio de 2019

Europeias 26-M


Margarida Pocinho no Bairro da Nazaré
explica importância da Europa para a Madeira

A candidata do CDS - PP Madeira às eleições europeias disse este domingo que quer ser "a voz dos pobres da Madeira" no Parlamento Europeu. Margarida Pocinho leu o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado no passado dia 7 de maio, que indica que 81 mil madeirenses vivem em risco de pobreza e exclusão social, o que equivale a 31,9% da população, mais cinco pontos percentuais do que em 2017.

Margarida Pocinho dedicou a manhã de domingo a contactos com as populações. Deslocou-se ao Bairro da Nazaré onde explicou a importância da Europa para o desenvolvimento económico e social da Madeira e pediu para ninguém ficar em casa no próximo dia 26.  

A candidata que integra a lista de Nuno Melo, explicou os critérios utilizados pelo INE para chegar aos 81 mil madeirenses em risco de pobreza e concluiu que se está perante "um paradoxo". Isto porque, acrescenta, por um lado "temos o Governo Regional a dizer que a economia cresce há vários meses consecutivos, mas depois há uma grande quantidade de pessoas a ficar pobre". 

"Dizem que a Madeira está mais desenvolvida, mais rica, o que é importante, mas também estamos a ficar mais pobres", lamentou a professora universitária. "Há aqui um paradoxo, alguma coisa que não está correcta. A União Europeia diz que temos de reduzir para 20 milhões o número de pobres até 2020, pergunta-se: o que é que andamos a fazer aqui? A pobreza é muitas vezes associada ao Indexante dos Apoios Sociais, que é de 436, 76 euros, mas não é bem assim porque existem outros critérios como o da provação material".

Margarida Pocinho explicou que uma pessoa até pode ganhar acima dos 436,76 euros mas depois "não tem acesso a bens materiais porque metade do montante que recebe é para pagar a casa". Outro critério: há pessoas que recebem acima daquele valor, "mas têm de ter dois trabalhos, trabalham 15/16 horas por dia para poderem ter o que devem ter", referiu. "São estes critérios que colocam a Madeira com 31,9% das pessoas em risco de pobreza e exclusão social, temos de olhar para estes números e perguntar o que podemos fazer como candidatos ao Parlamento Europeu. E eu já decidi: quero ser a voz do pobres da Europa", sublinhou.
CDS

2 comentários:

Anónimo disse...

Margarida Pocinho no Bairro da Nazaré
explica importância da Europa para a Madeira...aos "pata-rapada" - dirá UI

Anónimo disse...

Ainda vamos ver e ouvir a Dra. Pocinho. No cimo do seu Mercedes cabrioles, acompanhada pelos os trabalhadores que explora através da sua empresa de trabalho temporário a cantar a Internaciona.