Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de maio de 2019




I SEMANA DAS ARTES NA ESJM



"A Arte é uma expressão do que de mais nobre e profundo existe na Natureza Humana, é uma janela onde recordamos quem fomos, elevamos quem somos e idealizamos quem pretendemos ser. Desde a sua génese, as artes plásticas, a arquitetura, o design, e a multimédia são parte integrante da nossa cultura, registando o nosso sentir, as nossas crenças, os nossos momentos mais marcantes, e produzem alguns dos nossos maiores feitos.

As diferentes artes têm contribuído para construir e definir a sociedade, que é um propósito partilhado pela instituição Escola. É no sentido de valorizar a expressão artística que vamos celebrar a Semana das Artes da Escola Secundária Jaime Moniz, subordinada ao tema “Arte-Expressão-Vida. Esta iniciativa só foi concretizada com o apoio da Comunidade Educativa envolvida, Conselho Executivo, corpo docente e não docente, bem como aos nossos colegas que criaram todos os trabalhos.
Durante estes 5 dias está previsto um conjunto de atividades que visam tornar a Arte mais presente no dia-a-dia da Comunidade Escolar. Na realidade, hoje não celebramos verdadeiramente o seu início, já que esta semana tem sido vivida desde o arranque do ano letivo. Nos meses que antecederam esta data, alunos e professores de várias áreas disciplinares têm concebido trabalhos para os concursos de fotografia, vídeo e ilustração. Por outro lado, o trabalho produzido nas disciplinas artísticas do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e do Curso Profissional de Técnico de Multimédia está patente na Exposição “Arte-Expressão-Vida”, que convidamos a visitar de hoje até sexta-feira no Largo do Museu. Já de seguida iremos dar início ao Concurso de Ilustração, onde alunos de vários Cursos terão oportunidade para expressar o seu potencial criativo.
Na quarta-feira haverá lugar a 2 palestras na sala de conferências. O professor Carlos Rodrigues irá abordar a fotografia de viagem enquanto expressão artística e saída profissional às 8 horas, enquanto que os consagrados artistas digitais DDiarte irão partilhar connosco as suas obras e respetivo processo criativo às 11:30.
Na 5.ª feira, também na Sala de Conferências, serão exibidas todas as curtas-metragens que integraram o concurso de vídeo às 9:45. Pelas 11:30, haverá lugar à entrega de prémios dos concursos de fotografia, vídeo e ilustração. Logo de seguida realizar-se-á a cerimónia de encerramento de atividades da Semana das Artes 2019." 


Conselho Executivo

Sem comentários: