Powered By Blogger

terça-feira, 14 de maio de 2019



"Encontro-Te" na Ponta do Sol




O Núcleo de Teatro da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, organiza nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, a 12.ª edição do ‘Encontro-Te | Encontro de Teatro Educação’, com direção artística de Zé Abreu. Este evento, centrado na área teatral, terá lugar no auditório do Centro Cultural John dos Passos e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura e do Município da Ponta do Sol. 


Desde a sua primeira edição que este Encontro de Teatro Educação, tem por objetivos principais: Promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bens sociais indispensáveis na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola como espaço pedagógico de produção de cultura e de conhecimentos; Estimular a criação de grupos de Teatro nas escolas e fortalecer os grupos já existentes, promovendo a interação com alunos, docentes, artistas e técnicos que já acumulam experiências cénicas. 

O programa desta 12.ª edição conta com quatro grupos de teatro escolar, com diferentes propostas dramáticas que poderão ser vistas pelo público em geral no auditório do Centro Cultural John dos Passos. 
A abertura deste certame de arte teatral será no dia 15 de maio, quarta-feira, pelas 10h20, com o espetáculo ‘Ai, a Escola’ pelo Grupo de Teatro Alforria da Escola Básica 2+3 Horácio Bento Gouveia. Este trabalho cénico mostra-nos como na azáfama do dia a dia, deixamo-nos levar pelo ambiente do momento, num espírito de "gozo", esquecendo que o outro também é importante, também é gente. 
No segundo dia do evento, dia 16 de maio, quinta-feira, pelas 20h00 o Grupo de Teatro Juvenil da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, apresentam a peça “CONCORDA?’ que desafia o público a assumir uma posição perante situações que afetam a nossa comunidade e a dizer não à indiferença. Assim, um grupo de aspirantes a atores chega ao palco para dar “voz” a questões atuais da sociedade. 
O último dia desta iniciativa de educação artística-teatral, será na sexta-feira, dia 17 de maio, pelas 15h00, com o espetáculo ‘# Inês Pereira’ apresentado pelo grupo Voo à Fantasia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Nesta proposta teatral a personagem Inês Pereira surge feliz por voltar ao palco, passados vários séculos do seu nascimento. A adolescente é caprichosa e sonha com uma vida de felicidade. Para ela o estudo é um enfado, uma prisão, por isso prefere, antes, ir à praia ou, porque não, casar-se. Da época quinhentista aos nossos dias, esta comédia de costumes retrata o carácter amoral e a degradação da sociedade. 

Neste mesmo dia 17, pelas 20 horas, acontecerá o ato de encerramento do Encontro-TE com o grupo anfitrião, – Núcleo de Teatro do Sol – a apresentar o espetáculo de Teatro Poético ‘PoesiaMente’, a partir de autores lusófonos. Trata-se de uma performance poética-teatral que pretende valorizar e divulgar junto da comunidade educativa, textos de autores do espaço lusófono, onde pontuam nomes como Fernando Pessoa, José Régio, Florbela Espanca, José Saramago, José Craveirinha, António Gedeão, Adolfo Casais Monteiro e José Paulo Paes, entre outros. 
Os diversos poemas entrecruzam-se no palco, não só através da interpretação, da canção e da representação teatral, que lhes serve de fio condutor, mas também com toda uma atmosfera cénica, criada com efeitos sonoros, plásticos e luz, de forma a conceber diversas narrativas poético-teatrais. 
Desde a primeira edição que a organização do Encontro de Teatro Educação opta por não entregar distinções individuais, mas cada grupo participante recebe sempre um troféu. É de realçar que em cada edição do ‘Encontro-TE’ tem sido criado um troféu original, pelo grupo de educação visual, nomeadamente através da professora Ângela Santos. 
A abertura da escola à comunidade não pode ficar só no papel, por isso é que todos os espetáculos do ‘Encontro –TE, são abertos à comunidade e têm entrada livre – sujeita à capacidade da sala do Centro Cultural John dos Passos.

Sem comentários: