Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de maio de 2019


Estrutura metálica em risco de tombar 
na estrada Dr. João de Gouveia

Há mais de um mês um veículo pesado embateu na estrutura metálica localizada a poente do túnel na estrada Dr. João de Gouveia, freguesia de Santo António da Serra, concelho de Santa Cruz, tendo danificado as suas bases.
Desde então a pesada estrutura encontra-se perigosamente inclinada e apenas apoiada num pilar dum portão duma propriedade privada (fotografias 1, 2, 3).

Fotografia 1 

Fotografia 2


Fotografia 3


Os cabos eléctricos arrancados do tecto do túnel, suponho que com corrente, foram amarrados aos arbustos e lá continuam, como é possível observar na fotografia 4.

Fotografia 4

A estrutura metálica do lado nascente do túnel também sofreu o impacto dum camião. Como se pode comprovar na fotografia 5, a solução foi amarrar a componente destruída à vedação da mesma propriedade.


Fotografia 5

No exercício dos meus deveres de cidadania, no dia 17 de Abril, enviei um mail ao Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas do Governo Regional da Madeira, solicitando uma rápida intervenção de forma a evitar danos pessoais e patrimoniais.
A 29 de Abril verifiquei que os problemas enunciados se mantinham e como a estrutura metálica poderá cair sobre a estrada a qualquer momento, nesse mesmo dia enviei novo mail ao Eng. Amílcar Gonçalves com o objetivo de evitar um desagradável acidente.
Como até hoje nada foi feito para solucionar os problemas enunciados e o gabinete do Secretário Regional nem se dignou responder às duas missivas, expresso publicamente a minha preocupação.
É importante a existência dum eficiente serviço de proteção civil para socorrer as vítimas dos acidentes, mas muito mais importante é a cultura da prevenção!

         06.05.2019

Raimundo Quintal

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem! Infelizmente a cultura prevalecente é a de quem avisa é alarmista e agoirento.
Depois de acontecer, são fatalidades que acontecem em qualquer parte do mundo!
A estrada onde se despistou o autocarro da SAM no Caniço era só mais um exemplo à espera de acontecer...
No mesmo Concelho de Santa Cruz e na tutela do Governo Regional, temos há muitos anos o acesso ao Cais por debaixo do Aeroporto obstruído. Em caso de acidente aéreo é impossível prestar socorro junto ao mar, na Cabeceira 05! Nem os Bombeiros do Aeroporto, nem Vinci, nem ANA, nem SANAS, nem Câmara Municipal, nem Vialitoral, nem Governo Regional, nem Protecção Civil vêem isso? Mas fazem ensaios e treinos todos os anos a fingir que estão preparados...

Anónimo disse...

Santa Cruz ou Machico?