Powered By Blogger

domingo, 5 de maio de 2019



SIDÓNIO FERNANDES



A notícia entristece a Madeira, porque Sidónio Fernandes entregou-se a várias actividades, incluindo a desportiva, onde se criam amizades para a vida. o nosso Amigo morreu ontem à noite.
Em particular, é uma baixa muito triste para os velhos companheiros setimanistas do Liceu do Funchal, ano lectivo de 1969-70. Sidónio, apesar da sua postura discreta, impôs-se como figura carismática entre os destravados de Económicas. 
Aqui fica a caricatura do nosso Amigo eternizada no 'livro de curso', onde fulgura acompanhada por uns versos mal-amanhados da autoria aqui deste 'poeta' de trazer por casa. 

Sidónio parte justamente quando correm os preparativos do 50.º aniversário daquela geração de setimanistas, a comemorar dentro de poucos meses. 
Mas ele estará connosco, como sempre esteve.
Um abraço ao Chico Fernandes. Condolências a toda a família do nosso velho companheiro e Amigo.
Ao Sidónio: até às comemorações.




Voto de Pesar da Presidência do Governo

O Governo Regional e o seu Presidente vêm testemunhar o seu mais profundo pesar pela morte, ocorrida hoje, de Sidónio Manuel Vieira Fernandes, vítima de doença prolongada e que se encontrava internado em unidade hospitalar. 
Sidónio Fernandes exerceu várias funções governativas de relevo, entre as quais diretor regional e presidente do IEM, e liderou o Clube Amigos do Basquetebol, do qual foi fundador. 
Nesta hora, o Executivo madeirense e o seu presidente, Miguel Albuquerque, vêm endereçar à família enlutada os mais sinceros pêsames e associar-se à sua dor. 
Sidónio Fernandes era licenciado em Finanças, pelo Instituto Superior de Economia (Lisboa), tendo sido professor no Liceu Rainha D. Leonor (em Lisboa) e nas escolas Francisco Franco e Jaime Moniz (na Madeira), bem como ainda na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. 
Exerceu ainda várias funções de relevância na Administração Pública regional, sempre com grande eficiência e eficiência, enaltecendo-se o seu desempenho enquanto diretor de Serviços de Estudos e Planeamento e de Coordenador do Ensino Superior na Secretaria Regional de Educação, de diretor regional adjunto na Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunicação, de diretor regional dos Recursos Humanos na Secretaria Regional dos Recursos Humanos e de presidente do Instituto de Emprego da Madeira (entre 2001 a 2015). 
Mais recentemente foi adjunto da secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, entre 2015 e 2017. Foi ainda colaborador de diversos órgãos de comunicação social. 
Enaltece-se ainda a forma empenhada como liderou o Clube Amigos do Basquetebol, do qual foi um dos fundadores, à semelhança do seu irmão, Francisco Fernandes, antigo secretário regional da Educação. 
Sidónio Fernandes foi ainda um prestimoso colaborador de associações como a AAPNEM – Associação dos Amigos das Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira, o Banco Alimentar da Madeira e a AIPES – Associação de Investigação e Promoção da Economia Social. 
É este ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região, da Cultura Madeirense e da Autonomia. 

Funchal, 04 de maio de 2019 

O Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira

4 comentários:

camacho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sentidos pesames á familia

Anónimo disse...

Sidónio Fernandes...assim era conhecido entre os Colegas e Amigos
Sempre foi uma pessoa discreta, mas das pessoas mais sãs que conheci.
Sempre virado para causas sociais e também para o Desporto
Prejudicava-se por vezes pessoalmente, mas primava pela Palavra, pela seriedade e levava até ao fim as causas que defendia.
Dividia os louros que alcançava por mérito próprio, sempre pela equipa e colegas.
Trabalhava sem horário e a qualquer hora do dia e da noite até a realização plena das metas que se proponha
Obrigado Sidónio
Fizeste da vida um sacerdócio e mereces um descanso eterno.
Bem haja caro Amigo
Paz à tua Alma e neste momento de dor endereço as minhas sentidas condolências à Senhora sua Esposa ( Dona Carmo), Filho e Filhas, Irmão e Irmãs


Anónimo disse...

Sr. Calisto
Tudo o que escreve é verdade
O Dr. Sidónio era Amigo do seu Amigo, mas na realidade era Amigo de todos
Grande HOMEM
O Blue, não aproveitou a sua experiência profissional e promoveu um renovadinho a um cargo tão importante, no entanto este honrou a Amizade que tinha com a Drª. Rubina Leal e fez o melhor em prol da sua Secretaria
Se Deus o tenha em eterno descanso e que dê forças à sua Esposa e Filhos para superarem a sua perda