Powered By Blogger

sábado, 11 de maio de 2019

Europeias 26M


Margarida Pocinho na Ponta do Sol
fala dos apoios da UE à agricultura


A candidata do CDS - PP Madeira às eleições europeias de 26 de maio, disse, este sábado, que "os agricultores estão a passar fases difíceis, tirando algumas excepções", e associou o problema "à necessidade de, de forma estratégica, fazer chegar a todos os agricultores os apoios da União Europeia", mas também à fraca execução do programa PRODERAM, ao facto de o POSEI destinado à produção ser insuficiente e à ausência de uma estratégia regional para o sector. 

Margarida Pocinho dedicou este sábado ao concelho da Ponta do Sol. Visitou a exploração agrícola do produtor João Aníbal Garanito, proprietário de uma exploração única na Região e no país, de produção de papaia, sendo mais um bom exemplo da importância dos fundos europeus para o desenvolvimento económico e social da Madeira. Conheceu ainda outra unidade de comércio de frutas e produtos hortícolas frescos, contactou com comerciantes e população. 

A candidata do CDS, que se fez acompanhar do líder do CDS, Rui Barreto, do deputado António Lopes da Fonseca, da vereadora do CDS na Ponta do Sol, Sara Madalena, de autarcas e dirigentes concelhios, defendeu o reforço dos apoios aos produtores e uma estratégia que permita ajudar os agricultores a produzirem produtos diferenciados para que possam usufruir de melhor rendimento.  

Margarida Pocinho lamenta que a Região "seja a pior do país" ao nível da execução do PRODERAM, com uma taxa de 36,1%, contra os 54,3% dos Açores e 52,5% do continente, o que leva-a a concluir que um desempenho mais competente permitiria à Região ter "mais explorações do nível" que visitou "ou reforçar os apoios às que existem", disse.

"Esta exploração é um bom exemplo de que a União Europeia está aqui, está na nossa casa, está à nossa mesa, com uma boa sobremesa de papaia de grande qualidade", afirmou a candidata, mostrando-se satisfeita com a capacidade do empreendedor João Aníbal Garanito. "Sem a ajuda do PRODERAM, se calhar esta exploração agrícola não existia", referiu, apontando para a importância de ir votar no dia 26 de maio."Há aqui muito investimento e tecnologia inovadora, portanto é preciso dar continuidade a estes projectos, apoiados pela ciência e a investigação".

De entre os lamentos que ouviu dos agricultores, a candidata fixou um que, na sua opinião, deve ser resolvido através do POSEI produção, por contraponto ao POSEI abastecimento. O primeiro apoia a produção regional, os produtores madeirenses, é dinheiro que fica na Região; o segundo apoia a importação de produtos de fora, não promove as produção regional, é dinheiro que enviamos para fora da Madeira. "É preciso reforçar os apoios à produção e menos ao POSEI abastecimento", declarou. "Se não há escoamento produtos regionais, que são muito bons e qualidade única, são atirados fora e isso é um prejuízos para os agricultores", sublinhou Margarida Pocinho.

CDS

4 comentários:

Anónimo disse...

A Professora Doutora Pocinho foi conhecer a lavoura da Ponta do Sol. Aproveitem que é uma fotografia que só se faz de 4 em 4 anos.

Anónimo disse...

Todos dizem-se amigos dos Agricultores, mas nenhum quer sujar as mão na terra
Vejam o exemplo do barrete que fugiu do seu lugarejo e veio para a cidade viver à custa do erário Público
Veja o cubano que o ladeia idem aspas
A madalena como vê o escritório às moscas procura a todo o custo um tacho na política para ser vista de beiça pintada
E a pocinho que nunca chegará a poço quer ir para Bruxelas com o voto dos agricultores
A viloada tem de ter muita paciência para aturar estes políticos de meia tigela

Anónimo disse...

Até o agricultor aspira a politico... coitado.

Anónimo disse...

tem de incentivar a produção de Ananas a mais procura que Papaia